A Polícia Federal informou que prendeu um jovem de 18 anos suspeito de integrar uma organização terrorista internacional. O suspeito também está sendo investigado por planejar um atentado em território nacional.
Segundo a PF, o jovem estava montando um colete explosivo para ser utilizado em um ataque suicida no Brasil.
As autoridades localizaram o rapaz após uma operação conjunta entre a Polícia Federal brasileira e o FBI, a agência federal dos Estados Unidos.
A ação contou com autorização da 3ª Vara Federal de Bauru, em São Paulo, onde foram cumpridos mandados de prisão temporária, de busca pessoal e domiciliar, além de medidas de acesso imediato a dados eletrônicos, como celulares e computadores.
Em nota, a PF destacou que “as investigações prosseguem com o objetivo de aprofundar a apuração dos fatos, bem como prevenir a ocorrência de atos que atentem contra a segurança pública e a ordem social”.
A apuração indica que o suspeito passou por um processo de radicalização online, mantendo contato virtual com extremistas já investigados ou condenados por terrorismo. As comunicações interceptadas revelaram adesão ideológica, instruções e incentivo à execução do ataque.
O caso levanta mais um alerta máximo sobre o avanço silencioso da radicalização e da atuação de grupos terroristas dentro do território nacional, expondo fragilidades na segurança do país e inserindo o Brasil, de forma concreta, no radar das ameaças terroristas globais.
