A polícia do Rio de Janeiro realizou, na manhã desta quarta‑feira (4), mais uma etapa da Operação Contenção, cumprindo 40 mandados de prisão contra suspeitos de integrar o Comando Vermelho em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
A ação, voltada ao combate ao tráfico, tem como objetivo conter a expansão territorial da facção. Até as 9h, 13 pessoas foram detidas.
Além dos mandados de prisão, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, concentrados sobretudo na comunidade Vai Quem Quer.
De acordo com investigação da Polícia Civil, com apoio dos promotores do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado, a comunidade é controlada por Rodolfo Manhães Viana, conhecido como “Rato”. Embora esteja preso em um presídio federal, indícios apontam que ele continua comandando o tráfico de drogas na região.
Parte dos alvos desta fase da operação é suspeita de participação na tentativa de resgate de “Rato”, ocorrida há cerca de um ano, quando a 60ª DP (Campos Elíseos) foi atacada a tiros.
