Alcolumbre Perde Seu Principal Trunfo no Caso Master e Ainda Tem Ex-Assessor Enredado na Farra do INSS

O senador Davi Alcolumbre, próximo a Daniel Vorcaro, atravessa um momento de visível preocupação — agravado depois que o ministro André Mendonça assumiu a relatoria do caso Master. Para piorar sua situação, o presidente do Senado também conta com um ex-assessor envolvido no escândalo das fraudes no INSS. Alcolumbre está prestes a se tornar alvo das investigações.

No caso da farra do INSS, a CPMI já identificou repasses de R$ 3 milhões do chamado Careca do INSS para um ex-assessor do senador. Existe ainda a fundada suspeita de que o sigilo imposto por Alcolumbre às entradas do lobista no Congresso tenha como objetivo blindá-lo de vínculos com o personagem central da fraude contra pensionistas.

Na questão do caso Master, o ministro André Mendonça retirou do senador seu principal trunfo ao determinar que a Polícia Federal envie à comissão de inquérito dados como o acervo contido no telefone celular de Vorcaro e as informações obtidas nas quebras de sigilo fiscal, bancário e telemático do banqueiro.

A Revista Veja registrou o seguinte sobre o caso:

“Notório pela capacidade de sobreviver a escândalos políticos — desde o esquema de rachadinha em seu próprio gabinete, revelado por VEJA em 2019, até apurações sobre desvios milionários de emendas parlamentares a cargo da Operação Overclean — Alcolumbre tem uma relação conflituosa com o ministro André Mendonça, a quem cabe, entre outras coisas, acessar a lista de políticos com vínculos com o ex-dono do Master, analisar eventuais crimes de políticos em parceria com o empresário e escrutinar todas as provas que Polícia Federal, Ministério Público e Banco Central reuniram contra a instituição financeira, seus dirigentes e cúmplices.

Quando foi indicado ao STF em 2021, o ministro teve de aguardar quatro meses antes de ter o nome confirmado porque o senador, que comandava a comissão onde a sabatina ocorreria, trabalhava abertamente para emplacar no cargo o nome do então procurador Augusto Aras, tido como benevolente com o mundo político.

Na época, o ministro tinha a convicção de que sua cabeça havia sido colocada a prêmio como forma de pressão, porque Alcolumbre também tinha planos de ser nomeado ministro do governo Bolsonaro ou líder da situação no Congresso, o que nunca se consolidou. A interlocutores, Mendonça diz hoje não guardar ressentimentos dos episódios do passado. Se isso vai ser suficiente para amainar as preocupações do senador, só o tempo será capaz de dizer.”

Post anterior
Próximo post

Sobre Nós

O Conteúdo Conservador é um portal comprometido com a verdade e a liberdade de expressão. Nosso propósito é informar sem censura, analisando os fatos sob uma ótica crítica e independente. Acreditamos em valores como a justiça, a soberania nacional e o direito do cidadão à informação transparente. Aqui, você encontra notícias, análises e conteúdos que desafiam as narrativas impostas e defendem os princípios que sustentam a verdadeira democracia.

Você Pode Ter Perdido

  • All Posts
  • Brasil
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Justiça
  • Mundo
  • Política

© 2024 Direitos Reservados  – Conteúdo Conservador