O cenário político para 2026 começa a se desenhar com um alerta para a esquerda: Lula enfrentaria derrotas contundentes em um segundo turno contra nomes da direita e centro-direita, revelam dados da Futura Inteligência.
A pesquisa nacional, divulgada em outubro de 2025, confirma o aumento da rejeição ao governo e o avanço da oposição em um contexto pré-eleitoral.
Mesmo liderando em intenções de voto no primeiro turno, o petista registra uma rejeição de 50,4%. Além disso, 52,3% dos entrevistados acreditam que o Brasil está “no rumo errado”, evidenciando a insatisfação popular.
O pessimismo se estende à economia: 53,5% avaliam que a situação piorou, e 39,1% afirmam estar em condições financeiras piores do que há quatro anos.
Nos cenários de segundo turno testados pela Futura, Tarcísio de Freitas emerge como o adversário mais competitivo, vencendo Lula por 45,5% a 39,5%. Ratinho Júnior também superaria o petista, com 43,4% a 38,9%, enquanto Michelle Bolsonaro aparece à frente com 47,6% contra 41,2%.
