A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão do Tônico Capilar Minoxi Turbo Glammour Professional, fabricado pela Gammour Professional Ltda – Me. A medida impede a produção, comercialização, distribuição, divulgação e uso do produto em todo o território nacional.
Embora registrado como cosmético, o rótulo do tônico traz alegações típicas de medicamento, prometendo estímulo ao crescimento de barba, cabelo e bigode – benefícios associados ao minoxidil, substância que só pode ser utilizada mediante prescrição médica.

A Anvisa também determinou a apreensão do produto Macho Alfa Minoxidil Turbo 15%, comercializado por Douglas Rafael Oliveira da Silva, por não possuir registro e estar proibido de ser produzido ou vendido.
“O Minoxidil é o princípio ativo de um medicamento que só deve ser utilizado sob orientação médica. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 529/2021 lista a substância como não permitida para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes”, afirmou o órgão.
Outras marcas foram incluídas na lista de suspensão da Anvisa. Todos os cosméticos da linha Sabô Ageless e a maquiagem capilar Bangna, fabricados por empresas não identificadas, foram alvo da determinação por serem produzidos e anunciados sem registro.
