O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o pedido de extradição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL‑RJ) seja enviado aos Estados Unidos.
A formalização do pedido ficará a cargo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, órgão responsável pelos trâmites internacionais.
Na mesma decisão, Moraes instruiu a Secretaria Judiciária do STF a reunir toda a documentação exigida e a encaminhá‑la ao Ministério da Justiça, incluindo a tradução oficial dos autos para o inglês, requisito das autoridades norte‑americanas.
Rebeca Ramagem, esposa do deputado, denunciou, por meio de publicação no Instagram, o bloqueio de todas as suas contas bancárias. A procuradora do Estado de Roraima relatou o caso nas redes sociais.
“Eu fui surpreendida com o bloqueio de todas as minhas contas bancárias. Não há palavras para descrever tamanho absurdo. Um ato não só injusto, desumano, ilegal e inconstitucional”, declarou Rebeca em sua rede social.
“Sou servidora pública concursada há 22 anos, com trabalho efetivo e ininterrupto, nunca tendo respondido a nenhum processo criminal. Sofri agora o absurdo de ter minhas contas bancárias bloqueadas. Mais um ato abusivo e violador de direitos humanos praticado por ministro do STF”, escreveu.
