O sequestro de Gilson Trennepohl, um proeminente empresário de 65 anos, chegou ao fim na madrugada desta segunda-feira (22), graças à ação decisiva da Brigada Militar (BM). Trennepohl, sequestrado no sábado (20), é uma figura de peso no agronegócio nacional, sendo proprietário da Stara, a maior fabricante de máquinas agrícolas da América Latina, além de ocupar o cargo de vice-prefeito de Não-Me-Toque, no Norte do Rio Grande do Sul. O episódio choca e lança luz sobre a crescente onda de criminalidade que assola o estado.

A gravidade da situação foi prontamente denunciada pelo deputado Sanderson, que, através de sua conta no X, não poupou críticas à gestão da segurança pública gaúcha. Ele desabafou sobre o descaso e a ineficácia do governo estadual no combate às facções criminosas:
“A falta de segurança tomou conta do RS e atormenta a população gaúcha. O sequestro do empresário Gilson Trennepohl, na madrugada de hoje, aterrorizou o interior do estado, chamando a atenção para o agigantamento das facções. Graças a Deus e aos policiais, o amigo Gilson está bem.
Agora é identificar e prender os autores do sequestro. Vale dizer, o estado precisa enfrentar com mais energia essas facções, que tomaram conta não só da capital, mas também do interior gaúcho. Muito discurso, mas pouca atitude do nosso governador no combate às facções criminosas.”
As palavras do deputado ecoam um sentimento generalizado de frustração e abandono diante de uma criminalidade que avança sem freios, expondo a falência das políticas de segurança e a vulnerabilidade do cidadão comum diante do crime organizado.

