Aproximadamente 40 pessoas morreram e pelo menos 100 ficaram feridas, muitas em estado grave, após uma explosão no bar Le Constellation, localizado na estação de esqui de Crans‑Montana, no cantão de Valais, Suíça. O acidente ocorreu nesta quinta‑feira (1), durante as celebrações da virada para 2026.
A polícia local investiga a possibilidade de que velas pirotécnicas acopladas a garrafas de champanhe tenham provocado o incêndio. Segundo testemunhas, as velas eram acesas por garçonetes e teriam atingido o teto do estabelecimento, que estava lotado no momento.
Vídeos promocionais do Le Constellation disponíveis no YouTube mostram funcionárias usando capacetes enquanto transportam garrafas de champanhe com dispositivos pirotécnicos fixados nas rolhas e já em chamas. As imagens fazem parte do material de divulgação do bar e não são do momento que antecedeu o acidente.
Com o início do fogo durante as comemorações do Ano Novo, os frequentadores começaram a “gritar e correr” em busca de saídas. O incêndio teria provocado uma explosão súbita, com as chamas consumindo rapidamente o teto de madeira do local.
A estrutura do bar, aparentemente vulnerável ao fogo, pode ter contribuído para a rápida propagação das chamas e para a dimensão da tragédia.
Frédéric Gisler, chefe da Polícia Cantonal de Valais, confirmou a gravidade da situação em pronunciamento oficial, afirmando que “presume‑se que dezenas de pessoas tenham morrido” na explosão que atingiu o Constellation.
Veja o vídeo!

