O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta‑feira (9) que se encontrará com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, na primeira semana de fevereiro, na Casa Branca, em Washington.
Em postagem na Truth Social, o republicano afirmou ser necessário “proibir a entrada de cocaína e drogas nos Estados Unidos”.
“Aguardo com expectativa o encontro com Gustavo Petro, presidente da Colômbia, na Casa Branca, durante a primeira semana de fevereiro. Estou confiante de que será muito benéfico tanto para a Colômbia quanto para os Estados Unidos, mas é necessário proibir a entrada de cocaína e outras drogas nos Estados Unidos. Obrigado pela atenção! PRESIDENTE DONALD J. TRUMP”, diz.
Na quarta‑feira (7), o ministro do Interior da Colômbia, Armando Benedetti, informou que os dois chefes de Estado concordaram em realizar ações conjuntas contra o Exército de Libertação Nacional (ELN), principal guerrilha colombiana ainda em atividade.
Em dezembro, o ELN ordenou o confinamento de civis em áreas sob seu controle, em ação que o próprio grupo descreveu como “greve armada”, alegando ser resposta às supostas “ameaças de intervenção” feitas por Trump.
O encontro entre os dois presidentes já gera enorme expectativa. Qual será a surpresa que aguarda o falastrão presidente colombiano?
