Faleceu na última sexta‑feira (9), aos 103 anos, o Padre José Luciano Jacques Penido, o missionário redentorista mais velho da Província Nossa Senhora Aparecida.
Seu sepultamento ocorreu neste domingo (11), no Cemitério Provincial Nossa Senhora da Glória, em Juiz de Fora (MG), após a missa de velório celebrada às 11h.
Exemplo de longevidade e lucidez, Pe. Penido deixa um legado de perseverança e entrega a Deus, com 78 anos de sacerdócio e 83 de consagração religiosa.
Ele nasceu em Belo Vale (MG) no dia 18 de outubro de 1922, filho de Henrique Marques da Silveira Penido e Maria José Jacques Penido, em uma família de treze irmãos; era gêmeo de Paulo.
Foi batizado em 28 de janeiro de 1923, na Paróquia São Gonçalo.
Desde pequeno sonhava em ser sacerdote e, na infância, brincava de pregar as homilias que ouvia nas missas de domingo.
Conheceu os missionários redentoristas nas Santas Missões de sua cidade. O missionário Pe. Atanásio visitou a casa de seus pais e declarou: “Esse menino será um redentorista”.
Ingressou no Seminário Redentorista, em Congonhas (MG), aos 11 anos. Em 1941 passou à etapa do noviciado no Seminário da Floresta, em Juiz de Fora (MG), e professou os Votos Religiosos temporários na Congregação do Santíssimo Redentor em 2 de fevereiro de 1942.
O padre provocou forte comoção em Juiz de Fora (MG) ao falecer logo após concluir a oração da Ave‑Maria.
