O presidente Donald Trump foi homenageado pela líder da oposição venezuelana, Maria Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2025, que lhe entregou uma medalha em reconhecimento ao seu “compromisso com a nossa liberdade”.
Trump recebeu a medalha e declarou:
“Foi uma grande honra conhecer Maria Corina Machado, da Venezuela, hoje. Ela é uma mulher maravilhosa que passou por tantas dificuldades. Maria me presenteou com seu Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho que realizei. Um gesto maravilhoso de respeito mútuo. Obrigada, Maria!”
O encontro ocorreu quase duas semanas após a operação dos Estados Unidos em Caracas, que resultou na prisão do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. O casal, que nega as acusações, responderá a processos de “narcoterrorismo” em um tribunal de Nova York.
Nos dias subsequentes à captura, Maria Corina Machado não poupou elogios ao presidente americano:
“Somos profundamente gratos ao Presidente Donald Trump. Chegar até aqui exigiu visão, coragem e decisão. O Presidente dos Estados Unidos fez isso em benefício de seu povo, de seus eleitores, do povo dos Estados Unidos, mas também em benefício dos venezuelanos e de toda a América.”
