Grades de proteção foram colocadas neste sábado (24) ao redor do Palácio do Planalto, como medida para garantir a segurança durante a caminhada de protesto liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL‑MG).

O parlamentar organizou uma passeata de aproximadamente 240 km contra as penas impostas aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023.
As grades são normalmente instaladas em manifestações ou eventos de rua realizados na Esplanada ou na Praça.
Em nota, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) informou que as grades estão sendo utilizadas como reforço, em razão da possibilidade de manifestações programadas nas proximidades da sede presidencial.
O Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, ficou cercado por cerca de dez anos, até que o presidente Lula (PT) determinou a retirada definitiva da barreira em maio de 2023. Desde então, as grades são recolocadas apenas em situações específicas, quando se verifica a necessidade de reforçar a proteção da sede.
Nikolas partiu na segunda‑feira (19) de Paracatu, Minas Gerais, e seguirá a Brasília, onde pretende chegar no domingo (25). Uma multidão significativa acompanha o parlamentar.
