Quatro policiais que perderam a vida durante a Operação no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, serão condecorados com a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj).
A proposta, apresentada pelo deputado estadual Marcelo Dino (União Brasil), foi prontamente aceita em plenário na última quarta-feira (29), um dia após as mortes. Os familiares dos valorosos agentes serão convidados para uma cerimônia póstuma no plenário da Alerj.
Os policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Cleiton Serafim Gonçalves e Heber Carvalho da Fonseca, e os policiais civis Rodrigo Velloso Cabral e Marcus Vinicius Cardoso de Carvalho, foram lembrados com um minuto de silêncio na abertura da sessão.
Na ocasião, o deputado Marcelo Dino leu a última conversa de uma das vítimas com a esposa e atualizou sobre a gravidade do estado de saúde do delegado Bernardo Leal Annes Dias, que também foi atingido durante a incursão policial.
Pelas redes sociais, Dino também lançou um apelo urgente por doações de sangue para o delegado Leal e outros policiais hospitalizados no Hospital Getúlio Vargas. A coleta pode ser feita no Hemorio, mediante a apresentação dos nomes completos dos pacientes.
Além do delegado Bernardo Leal Annes Dias, os policiais Leandro Oliveira dos Santos, Rodrigo Vasconcelos do Nascimento e Rodrigo da Silva Ferreira Soares também necessitam de doações de sangue no Hospital Getúlio Vargas.
