Um grupo de deputadas do PSOL e da Rede acionou a Procuradoria‑Geral da República (PGR) e solicitou o afastamento do ministro Dias Toffoli da relatoria do inquérito contra o Banco Master no STF.
O pedido está assinado pelas deputadas federais Heloísa Helena (Rede‑RJ), Fernanda Melchionna (PSOL‑RS) e Sâmia Bonfim (PSOL‑SP) e menciona reportagens que apontam relação de Toffoli com investigados do caso.
“A nossa representação é cumprimento de nossa obrigação parlamentar, mas ela, em nada, substitui a única ferramenta capaz de desvendar os esgotos do Banco Master que é a CPMI, para que o povo brasileiro possa, didaticamente, acompanhar e não permitir que tanta promiscuidade volte a acontecer no país”, afirmou Heloísa Helena.
O pedido das deputadas contra Toffoli foi o primeiro apresentado por parlamentares de esquerda. O Partido Novo, que integra a oposição, já havia encaminhado à PGR solicitação semelhante.
O pedido do Novo foi apresentado dias depois de o procurador‑geral da República, Paulo Gonet, arquivar uma primeira solicitação de deputados do Novo e do PL para afastar Toffoli da relatoria do caso Master.
