A equipe de reportagem da Rádio Gaúcha, afiliada do Grupo RBS e da Rede Globo, foi assaltada na tarde de sexta‑feira, 2 de junho, no km 83 da freeway, saída de Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre, RS.
De acordo com informações, a repórter Maria Stolting e o motorista Leonardo da Cunha Silveira foram abordados por dois homens armados com facas. Os assaltantes levaram os celulares e outros pertences dos profissionais.
“Nossa equipe de reportagem acaba de ser assaltada na freeway. Estávamos parados para fazer a entrada no trânsito e fomos surpreendidos por dois homens”, relatou Maria Stolting ao vivo na Rádio Gaúcha.
“Era uma faca grande, já falaram: ‘perdeu, perdeu’. Queriam carteira, celular, levaram nossa carteira, nosso celular, outros itens pessoais que deixaram”, acrescentou.
A Polícia Rodoviária Federal está no local registrando a ocorrência, e a Brigada Militar colabora nas buscas. Até o momento, ninguém foi preso.
A Comissão Internacional de Direitos Humanos (CIDH) manifestou repúdio à censura promovida pelo ministro Alexandre de Moraes ao livro “Diário da cadeia”. O ministro argumenta que a obra cria a falsa impressão de que Eduardo Cunha seria o autor, mas a censura permanece quase um ano.
Segundo a CIDH, outros títulos já podem estar sob risco, como “Perdeu, Mané” e “Supremo Silêncio”, que tratam da censura e de episódios no STF.
