Leandro Machado, ex-jogador do Flamengo, Internacional, Santos e da seleção brasileira, e antigo secretário municipal de Esportes de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, conhecido como “Leandro Piupiu”, está sendo investigado por crimes envolvendo uma menina de 12 anos.
Segundo a família da vítima, foram encontradas conversas nas quais Leandro enviava imagens íntimas para a garota e solicitava que ela também se gravasse. Além disso, ele teria incitado a menor a entrar em um carro. As provas foram entregues às autoridades e o celular da vítima está à disposição para perícia.
A Polícia Civil confirmou a abertura da investigação, mas não divulgou detalhes, pois o caso está sob sigilo.
Em meio à investigação, Leandro foi exonerado do cargo de secretário municipal de Esportes de Santo Amaro da Imperatriz. Em nota, a prefeitura informou que a exoneração ocorreu em 31 de janeiro, após um ano de gestão, e ressaltou que “o Poder Executivo não tolera irregularidades e que a gestão pública permaneça pautada pelo interesse coletivo”. O documento não relacionou a saída ao processo investigativo.
Leandro Machado, atualmente com 59 anos, iniciou a carreira no final da década de 1980 nas categorias de base do Avaí. Sua primeira experiência profissional foi no Internacional, em 1994. Em 1996, foi convocado para a seleção brasileira, disputando dois jogos e marcando um gol contra o Canadá na Copa Ouro daquele ano.
No mesmo ano, foi contratado pelo Valencia, da Espanha, e também atuou na Europa pelos clubes Sporting (Portugal), Tenerife (Espanha) e Dínamo de Kiev (Ucrânia).
Em 1999, retornou ao Brasil para jogar no Flamengo, onde chegou a quase 100 partidas e marcou 39 gols. A trajetória ainda contou passagens pelos Santos e Sport, além de equipes do México, Paraguai e Coreia do Sul. Leandro encerrou a carreira nos gramados em 2008.
