O Hospital Brasília Águas Claras confirmou a morte encefálica de Rodrigo Helbingen Fleury Castanheira, adolescente de 16 anos, agredido por ex‑piloto de Fórmula Delta Pedro Arthur Turra Basso. O diagnóstico foi confirmado na manhã de sábado (7), após 16 dias de internação na UTI desde o incidente ocorrido em 22 de janeiro, em Brasília.
Em comunicado oficial, o hospital informou sobre o desfecho do caso.
“Apesar de todos os esforços da equipe médica, o quadro evoluiu para a perda completa e irreversível das funções cerebrais, seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina. Neste momento de profunda dor, o hospital se solidariza com os familiares e amigos de Rodrigo, prestando todo o suporte necessário”.
O advogado da família, Albert Halex, confirmou o falecimento. Rodrigo era estudante do Colégio Vitória Régia e morador do Distrito Federal. Durante o período de internação, amigos e familiares realizaram duas vigílias em frente ao Hospital Brasília, sendo a última na sexta‑feira (6), um dia antes da confirmação do óbito.
Em 30 de janeiro, os tios do adolescente relataram que o jovem apresentara reação a alguns estímulos, o que trouxe esperança momentânea. A partir desse momento, os pais decidiram suspender as visitas como medida de proteção ao filho hospitalizado.
A investigação policial aponta que o incidente ocorreu na noite de 22 de janeiro. Testemunhas relataram que a confusão começou quando Turra arremessou um chiclete já mascado em direção a um amigo da vítima, gerando provocações que culminaram em agressão física.
Vídeos do confronto mostram o momento em que Turra golpeia Rodrigo, fazendo com que o adolescente batesse a cabeça contra um automóvel estacionado. O impacto deixou o jovem inconsciente imediatamente, com sangramento, enquanto recebia os primeiros socorros.
Situação penal de Pedro Turra muda com a morte de adolescente – URGENTE: Adolescente de 16 anos que apanhou de piloto Pedro Turra morre em Brasília – Surge vídeo em que piloto que deixou adolescente em estado vegetativo, agride idoso (veja o vídeo).
