O senador Izalci Lucas (PL‑DF) defendeu a concessão de uma anistia ampla e irrestrita ao ex‑presidente Jair Bolsonaro, que continua preso. Em discurso público, afirmou que “agora chegou o momento para que o Congresso faça o seu trabalho e coloque a anistia em pauta”.
Lucas protestou contra a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, que transformou a prisão domiciliar de Bolsonaro em prisão preventiva. Segundo o senador, a medida foi arbitrária e tem o objetivo explícito de impedir que o ex‑presidente participe das eleições de 2026.
“Não bastava Bolsonaro estar em prisão domiciliar há mais de 100 dias, sem acesso às redes sociais, sem poder dar entrevista, sem poder se comunicar com o Brasil.”
“O ministro Alexandre de Moraes não estava satisfeito: usou um vídeo do senador Flávio Bolsonaro chamando a população para uma vigília, um ato religioso e também pacífico, como justificativa para uma prisão preventiva. O ministro disse, em sua decisão, que uma organização criminosa estava querendo reunir pessoas para uma possível obstrução ou ajuda na fuga do presidente Bolsonaro.”
“Agora é hora de votarmos a anistia ampla e irrestrita na Câmara e, chegando aqui, ao Senado, que a gente a vote com urgência. Essa é uma pauta de extrema importância para o Brasil: manter o Estado Democrático de Direito, lembrando que a anistia é para tirar todas as decisões arbitrárias que foram tomadas pela narrativa que foi criada pelo possível golpe de Estado”, declarou Izalci.

Fonte: Agência Senado
“Livro que previu a prisão de Bolsonaro” – saiba mais sobre o desfecho final desta história. Confira aqui
