Lula aprova aumento de 8% nos salários do Judiciário e bloqueia reajustes futuros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o reajuste salarial dos servidores do Poder Judiciário previsto para 2026, ao mesmo tempo em que vetou os aumentos programados para os dois anos seguintes. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O texto aprovado pelo Congresso Nacional autoriza um reajuste de 8 % nos salários do Judiciário a partir de julho de 2026. Contudo, Lula retirou do projeto os aumentos idênticos que estavam previstos para julho de 2027 e julho de 2028.

Na justificativa enviada ao Congresso, o Palácio do Planalto argumentou que os reajustes futuros violariam a Lei de Responsabilidade Fiscal ao criarem despesas obrigatórias para além do mandato presidencial.

“Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público ao estabelecer aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do presidente da República, contrariando a vedação prevista no art. 21, caput, inciso IV, alínea b, da Lei Complementar nº 101, de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou o governo no veto.


Post anterior
Próximo post

Como o sistema tentou destruir um presidente

Uma denúncia contundente e reveladora sobre como as engrenagens do poder se voltaram contra um presidente que ousou romper com o sistema.

Mais Populares

    Sobre Nós

    O Conteúdo Conservador é um portal comprometido com a verdade e a liberdade de expressão. Nosso propósito é informar sem censura, analisando os fatos sob uma ótica crítica e independente. Acreditamos em valores como a justiça, a soberania nacional e o direito do cidadão à informação transparente. Aqui, você encontra notícias, análises e conteúdos que desafiam as narrativas impostas e defendem os princípios que sustentam a verdadeira democracia.

    Você Pode Ter Perdido

    • All Posts
    • Brasil
    • Cultura
    • Economia
    • Esporte
    • Justiça
    • Mundo
    • Política

    © 2024 Direitos Reservados  – Conteúdo Conservador