Lula está inelegível nas eleições de 2026, por abuso de poder econômico e político, desvio de finalidade e flagrante propaganda eleitoral antecipada, entre outras irregularidades.
Vale lembrar que a Acadêmicos de Niterói recebeu recursos federais da Embratur e do Ministério do Turismo, cujos titulares também devem ser responsabilizados.
Foram feitas menções explícitas a Bolsonaro, referido como o palhaço “Bozo” em um caminhão. Uma ala inteira de militantes vestiu vermelho, portou bandeiras com a estrela símbolo do PT e realizou gestos provocativos, como o “L”.
A letra de uma música citava “treze” (por ironia, treze noites ou treze dias) e continha trechos claramente eleitorais, inclusive ataques ao adversário: “eu vi brilhar a ESTRELA de um país”, “revolucionário é SABER ESCOLHER os seus heróis”, “lute para VENCER”, “sem MITOS falsos, SEM ANISTIA”, “nosso sobrenome é Brasil DA SILVA”.
Independentemente das ações cabíveis no Judiciário brasileiro, que tem sido parcial, cabe denúncia à OEA e à ONU. Por outro lado, é imprescindível a abertura de processo de impeachment contra Lula na Câmara dos Deputados, devendo ser imediatamente afastado do cargo.
