Morre o ex‑ministro de FHC e Michel Temer, presidente do IBRAM

Morreu neste domingo (18 de janeiro), aos 73 anos, o ex‑ministro e presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann. Ele encontrava‑se internado no Hospital DF Star, em Brasília, e faleceu após longa batalha contra um câncer de pâncreas.

Raul Jungmann nasceu em Recife, capital de Pernambuco, em 3 de abril de 1952. Iniciou sua carreira pública como secretário de Estado de Planejamento no governo de Pernambuco, entre 1990 e 1991.

Na juventude, militou no Partido Comunista Brasileiro (PCB), ainda em clandestinidade. Durante o regime militar, filiou‑se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Posteriormente, ajudou a fundar o Partido Popular Socialista (PPS), alternando filiações com o MDB por um curto período no início dos anos 2000, até permanecer no PPS (rebatizado como Cidadania) até 2018.

Jungmann ocupou cargos de ministro em três oportunidades: primeiro, como ministro da Reforma Agrária no governo de Fernando Henrique Cardoso (1999‑2002); depois, como ministro da Defesa (2016‑2018) e, finalmente, como ministro da Segurança Pública (2018) no governo de Michel Temer (MDB). Também foi deputado federal em três mandatos – 2003‑2006 (PMDB), 2007‑2010 (PPS) e 2015‑2018 (PPS) – e chegou a presidir o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além disso, fundou e presidiu organizações não‑governamentais e integrou diversos conselhos de administração.

Desde março de 2022, Jungmann presidia o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), entidade privada sem fins lucrativos, com mais de 300 associados responsáveis por cerca de 85 % da produção mineral do Brasil.


Post anterior
Próximo post

Como o sistema tentou destruir um presidente

Uma denúncia contundente e reveladora sobre como as engrenagens do poder se voltaram contra um presidente que ousou romper com o sistema.

Mais Populares

    Sobre Nós

    O Conteúdo Conservador é um portal comprometido com a verdade e a liberdade de expressão. Nosso propósito é informar sem censura, analisando os fatos sob uma ótica crítica e independente. Acreditamos em valores como a justiça, a soberania nacional e o direito do cidadão à informação transparente. Aqui, você encontra notícias, análises e conteúdos que desafiam as narrativas impostas e defendem os princípios que sustentam a verdadeira democracia.

    Você Pode Ter Perdido

    • All Posts
    • Brasil
    • Cultura
    • Economia
    • Esporte
    • Justiça
    • Mundo
    • Política

    © 2024 Direitos Reservados  – Conteúdo Conservador