Mulheres ao redor do mundo adotam gesto incendiário contra o regime iraniano

As atuais manifestações no Irã já têm seu próprio símbolo, repetido por mulheres de todo o mundo. O gesto consiste em atear fogo em uma foto do aiatolá Ali Khamenei e, com as chamas, acender o próprio cigarro.

A cena, ato de rebeldia contra o regime ultraconservador imposto pela revolução de 1979, tomou as redes sociais nas últimas semanas, quando protestos alcançaram quase 200 cidades iranianas.


Imagem em destaque

Os protestos surgiram contra a alta dos preços, mas rapidamente se voltaram contra os líderes religiosos que governam há quase quatro décadas. As normas severas afetam sobretudo as mulheres – o Irã, ao lado do Afeganistão, exige por lei que as mulheres cubram o cabelo.

Essa obrigação foi o estopim das manifestações em massa de 2022, quando Mahsa Amini, de 22 anos, morreu sob custódia do regime após ser detida em Teerã por supostamente exibir parte do cabelo fora do véu islâmico.

Segundo a ONG de direitos humanos Hrana, 538 mortes foram registradas desde 28 de dezembro – 490 manifestantes e 48 membros das forças de segurança. O número de presos já ultrapassa 10 mil. Não há confirmação independente desses números, e o regime ainda não divulgou dados oficiais.

Uma das primeiras gravações de mulher acendendo cigarro com as chamas que consumiam a foto de Khamenei foi feita no Canadá e publicada em conta da rede X, conforme noticiado pela imprensa internacional. Em seguida, outras mulheres replicaram o gesto em vídeo.


Post anterior
Próximo post

Como o sistema tentou destruir um presidente

Uma denúncia contundente e reveladora sobre como as engrenagens do poder se voltaram contra um presidente que ousou romper com o sistema.

Mais Populares

    Sobre Nós

    O Conteúdo Conservador é um portal comprometido com a verdade e a liberdade de expressão. Nosso propósito é informar sem censura, analisando os fatos sob uma ótica crítica e independente. Acreditamos em valores como a justiça, a soberania nacional e o direito do cidadão à informação transparente. Aqui, você encontra notícias, análises e conteúdos que desafiam as narrativas impostas e defendem os princípios que sustentam a verdadeira democracia.

    Você Pode Ter Perdido

    • All Posts
    • Brasil
    • Cultura
    • Economia
    • Esporte
    • Justiça
    • Mundo
    • Política

    © 2024 Direitos Reservados  – Conteúdo Conservador