O “charme” de Daniel Vorcaro que encanta ministros do STF

Banco Econômico (1995). Banco Nacional (1996). Banco Bamerindus (1997). Banco Santos (2005). Banco Cruzeiro do Sul (2012). Banco Rural (2013). BRK Financeira (2023). Portocred (2023).

Esta é uma lista de alguns bancos liquidados pelo Banco Central desde a década de 1990. Não se trata de lista exaustiva; foram os nomes que consegui lembrar ou encontrar em pesquisa rápida na internet.

Não encontrei registro de que, em nenhum desses casos, o Banco Central tenha sido questionado pelo TCU, muito menos pelo STF. Vale lembrar que se tratava de instituições com padrinhos políticos poderosos: o Banco Econômico era protegido por ACM, o Banco Nacional pertencia à família Magalhães Pinto, o Bamerindus era de José Antônio Andrade Vieira (ministro de FHC) e o Banco Santos era de Edmar Cid Ferreira, próximo a José Sarney.

Entretanto, a liquidação do Banco Master recebeu atenção especial do STF e, agora, do TCU. Daniel Vorcaro, como dizia a minha avó, tem um “borogodó”, um charme especial.

Marcelo Guterman. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.

Post anterior
Próximo post

Como o sistema tentou destruir um presidente

Uma denúncia contundente e reveladora sobre como as engrenagens do poder se voltaram contra um presidente que ousou romper com o sistema.

Mais Populares

    Sobre Nós

    O Conteúdo Conservador é um portal comprometido com a verdade e a liberdade de expressão. Nosso propósito é informar sem censura, analisando os fatos sob uma ótica crítica e independente. Acreditamos em valores como a justiça, a soberania nacional e o direito do cidadão à informação transparente. Aqui, você encontra notícias, análises e conteúdos que desafiam as narrativas impostas e defendem os princípios que sustentam a verdadeira democracia.

    Você Pode Ter Perdido

    • All Posts
    • Brasil
    • Cultura
    • Economia
    • Esporte
    • Justiça
    • Mundo
    • Política

    © 2024 Direitos Reservados  – Conteúdo Conservador