A Quaest divulgou neste sábado (21) uma nova pesquisa sobre o Carnaval. O levantamento detectou que a escola de samba Acadêmicos de Niterói liderou as menções nas redes sociais durante o Carnaval do Rio de Janeiro, mas dividiu opiniões ao homenagear o presidente Lula.
De acordo com os dados apurados, 42% dos comentários sobre o petista e o episódio tiveram conotação negativa, ante 33% de teor positivo. Entre 27 de janeiro e 18 de fevereiro, a escola somou 354 mil menções — mais que o dobro da segunda colocada, a Mocidade Independente de Padre Miguel, com 141 mil publicações.
Nas redes sociais, opositores classificaram a homenagem como campanha eleitoral antecipada e uma “cortina de fumaça” para encobrir o escândalo do Banco Master. A pesquisa aponta ainda que a direita predominou no debate sobre o desfile.
Ao todo, o Carnaval do Rio registrou cerca de 2,4 milhões de menções no período, feitas por 264 mil autores únicos, com pico superior a 500 mil publicações em um único dia. Segundo a Quaest, 72% das citações a políticos durante a festa mencionaram Lula, com maioria de comentários negativos.
