A Polícia Federal deflagrou, nesta terça‑feira (13), a nona fase da Operação Overclean, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.
O principal alvo da operação é o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT‑BA). A Polícia Federal está cumprindo mandado de busca e apreensão no apartamento funcional utilizado pelo parlamentar, em Brasília.
Os investigadores cumpriram ainda outros oito mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF, em municípios da Bahia — Salvador, Mata de São João e Vera Cruz — e no Distrito Federal.
O STF determinou o bloqueio de R$ 24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicos.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.
