Na madrugada de 26 de janeiro, três detentos tentaram fugir do Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho, unidade que integra o Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, mobilizando equipes de segurança.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), os presos chegaram a render um policial penal. A ação foi percebida por outro agente, que acionou o alarme da unidade, impedindo a fuga.
Os envolvidos foram identificados como William Freitas da Costa, Thiago Antônio de Oliveira e David Gonçalves de Souza. Eles estavam na área de isolamento e abriram um buraco em uma das paredes, visando acessar outra parte interna do presídio.
Durante as buscas, o Grupamento Tático Móvel (GTM) encontrou inicialmente um dos detentos. Após sua captura, os demais desistiram e retornaram ao setor de isolamento, onde foram contidos.
O policial penal que foi rendido recebeu atendimento médico e, de acordo com a Seap, não sofreu ferimentos graves, encontrando‑se em bom estado de saúde.
Ao final da ocorrência, os três presos foram encaminhados à 34ª Delegacia de Polícia, em Bangu, onde o caso foi registrado e segue sob investigação das autoridades competentes.
