TCU recua inesperadamente diante do vídeo que destruiu o plano do ‘sistema’

O Tribunal de Contas da União decidiu interromper, ao menos temporariamente, a inspeção presencial autorizada nas instalações do Banco Central para apurar a liquidação extrajudicial do Banco Master, ocorrida em novembro. A medida foi tomada nesta quinta‑feira pelo ministro Jhonatan de Jesus, que encaminhou o assunto ao plenário da Corte para análise após o término do recesso judicial, previsto para o fim deste mês.

A decisão representa um recuo em meio a forte pressão institucional. A iniciativa de realizar a diligência presencial vinha sendo criticada por especialistas, integrantes do governo e até por outros ministros do próprio TCU, que apontaram risco de conflito entre os órgãos e questionaram a forma como a determinação havia sido tomada.

A suspensão ocorreu depois que o Banco Central apresentou embargos de declaração, contestando a competência do ministro para ordenar, de maneira individual, uma inspeção sensível e de grande impacto. Para a autoridade monetária, o Regimento Interno do TCU estabelece que diligências desse tipo devem ser autorizadas por instâncias colegiadas, como a Primeira Câmara do tribunal, e não por decisão monocrática.

Outro fator que, certamente, influenciou o recuo do TCU foi a “bomba” revelada pelo vereador e influencer Rony Gabriel. O parlamentar divulgou uma proposta milionária indecorosa que teria recebido para “defender” o Banco Master contra o Banco Central. Segundo Rony, influenciadores de direita e de esquerda aceitaram a proposta. Ele também mostrou um contrato de confidencialidade no valor de R$ 800 mil, colocando sua própria situação financeira em risco.

É impactante. Assista:


Post anterior
Próximo post

Como o sistema tentou destruir um presidente

Uma denúncia contundente e reveladora sobre como as engrenagens do poder se voltaram contra um presidente que ousou romper com o sistema.

Mais Populares

    Sobre Nós

    O Conteúdo Conservador é um portal comprometido com a verdade e a liberdade de expressão. Nosso propósito é informar sem censura, analisando os fatos sob uma ótica crítica e independente. Acreditamos em valores como a justiça, a soberania nacional e o direito do cidadão à informação transparente. Aqui, você encontra notícias, análises e conteúdos que desafiam as narrativas impostas e defendem os princípios que sustentam a verdadeira democracia.

    Você Pode Ter Perdido

    • All Posts
    • Brasil
    • Cultura
    • Economia
    • Esporte
    • Justiça
    • Mundo
    • Política

    © 2024 Direitos Reservados  – Conteúdo Conservador