O presidente Donald Trump marcou o aniversário de sua reeleição com um discurso contundente nesta quarta-feira (5), em Miami.
Diante de empresários e líderes no Kaseya Center, o republicano afirmou que os Estados Unidos “recuperaram sua soberania” e vivem “a idade dourada de sua economia”.
Segundo Trump, “há um ano reclamamos nosso país, nossa soberania. Hoje temos a economia mais forte, fronteiras mais seguras e o melhor espírito de qualquer nação do mundo”.
Ele exaltou um “renascimento econômico sem precedentes”, com “18 trilhões de dólares em investimentos” em apenas nove meses de mandato, com a previsão de atingir “21 trilhões até o fim do mandato”.
Trump também celebrou o aumento do emprego e dos salários, destacando que “mais americanos estão trabalhando do que em qualquer outro momento da história” e que os rendimentos nas indústrias “crescem no ritmo mais alto em seis décadas”. A inflação, garantiu, “está caindo rapidamente”, e o preço da gasolina “logo voltará a dois dólares por galão”.
Em tom combativo, o presidente criticou duramente os democratas, acusando-os de “afundar o país” durante o governo de Joe Biden e de insistirem em políticas de “fronteiras abertas e energia cara”.
Referindo-se à eleição do novo prefeito socialista de Nova York, Trump declarou que a cidade “perdeu a soberania” com o resultado eleitoral. Ele ainda advertiu que “Miami será o refúgio de quem fugir do comunismo instaurado em Nova York”.
