URGENTE: ESTADÃO EXPÕE BRIGA CONTRA MORAES E REVELA RELAÇÃO SURPREENDENTE ENTRE MINISTRO E MASTER

O Estadão afirmou que o ministro Alexandre de Moraes ligou seis vezes ao presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, num único dia para tratar da venda do Banco Master ao BRB.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, efetuou seis ligações no mesmo dia ao presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para saber sobre o andamento da operação de compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). Essas ligações fazem parte de pelo menos cinco conversas que o ministro teve com Galípolo sobre o assunto, sendo uma delas presencial.

Informações obtidas de pessoas do meio jurídico e do mercado financeiro, que ouviram relatos de um dos envolvidos, detalham a intensidade da pressão exercida por Moraes sobre a autoridade monetária, em meio à análise do negócio que teria salvo a instituição de Daniel Vorcaro, liquidada pelo BC em 18 de novembro sob suspeita de fraudes de R$ 12,2 bilhões. A esposa de Moraes, Viviane Moraes, assinou um contrato de R$ 129 milhões para representar o Master em Brasília, inclusive no BC.

O teor e a frequência dessas ligações contradizem as explicações dadas publicamente pelas autoridades nesta terça-feira, 23.

Em notas oficiais divulgadas pela manhã, Moraes afirmou que as reuniões e contatos tiveram como “exclusivo” objetivo tratar dos efeitos da Lei Magnitsky. Já o BC afirmou que o assunto era sobre as sanções econômicas impostas pelos EUA ao ministro, sem usar o termo “exclusivamente”.

A existência de conversas entre Moraes e Galípolo fora da agenda foi revelada originalmente pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo. Segundo a jornalista, houve pelo menos quatro encontros, sendo um presencial. O Estadão confirmou a existência de ao menos cinco conversas, sendo uma presencial, com pessoas que ouviram relatos de um dos envolvidos.

A pressão de Moraes sobre o presidente do BC ocorreu quando havia uma divisão dentro da própria autarquia sobre a aprovação ou rejeição do negócio, conforme publicado pelo próprio Estadão. Moraes repetiu a Galípolo os argumentos usados por Vorcaro de que os grandes bancos não viam com bons olhos sua atuação no mercado financeiro porque temiam a concorrência.

A compra do Master pelo BRB foi anunciada no fim de março e só foi rejeitada pelo BC em 3 de setembro. Moraes foi sancionado pela Lei Magnitsky em 30 de julho e sua esposa em 22 de setembro.

Post anterior
Próximo post

Como o sistema tentou destruir um presidente

Uma denúncia contundente e reveladora sobre como as engrenagens do poder se voltaram contra um presidente que ousou romper com o sistema.

Mais Populares

    Sobre Nós

    O Conteúdo Conservador é um portal comprometido com a verdade e a liberdade de expressão. Nosso propósito é informar sem censura, analisando os fatos sob uma ótica crítica e independente. Acreditamos em valores como a justiça, a soberania nacional e o direito do cidadão à informação transparente. Aqui, você encontra notícias, análises e conteúdos que desafiam as narrativas impostas e defendem os princípios que sustentam a verdadeira democracia.

    Você Pode Ter Perdido

    • All Posts
    • Brasil
    • Cultura
    • Economia
    • Esporte
    • Justiça
    • Mundo
    • Política

    © 2024 Direitos Reservados  – Conteúdo Conservador