Giovane Diniz Vicente, de 36 anos, morreu na segunda-feira (20), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele havia sido baleado em 10 de abril deste ano. O irmão dele, Graziano Diniz Vicente, de 42 anos, também foi atingido pelos disparos e morreu no dia do ataque. A Polícia Militar de Minas Gerais prendeu dois suspeitos em 13 de abril. Os homens foram localizados em Jequitá, município no Norte de Minas. A dupla foi detida em flagrante. A Justiça não manteve a prisão e liberou os dois suspeitos. O boletim de ocorrência aponta que o crime pode ter sido motivado por um desentendimento na venda de um veículo. Os irmãos venderam um Honda Civic para um cliente. O comprador começou a reclamar de defeitos no automóvel. Houve uma discussão entre os envolvidos momentos antes do ataque. Um carro se aproximou do local onde os irmãos estavam. O ocupante do veículo questionou Giovane e Graziano se eles iriam acionar a polícia. As vítimas confirmaram. O homem efetuou os disparos contra os dois irmãos. Testemunhas identificaram o cliente insatisfeito com a compra do veículo como um dos principais suspeitos do crime. A Polícia Civil de Minas Gerais mantém as investigações em andamento. Os investigadores apuram a participação de outros envolvidos no ataque.
Isolamento internacional: Lula caminha sozinho em feira alemã após chanceler cancelar agenda conjunta
O custo de permanecer no poder durante três mandatos utilizando a corrupção como método de governança começa a cobrar seu preço ao presidente Lula. A ascensão do crime organizado — especialmente o narcotráfico — como força política crescente e a internet, que expõe implacavelmente o que foi escondido por décadas, incluindo a parceria entre Lula, Kirchner e as FARC, colocaram o presidente e seus aliados contra a parede. Estão sendo obrigados, sob o risco de perder o poder, a assumirem mundialmente suas posições. Isso os transforma, para o mundo civilizado, numa espécie de figuras rejeitadas que ninguém quer por perto. Texto publicado pelo perfil Conservador Britânico descreve a situação: “A imagem é devastadora: Lula caminhando solitário pelos corredores da Hannover Messe, enquanto o chanceler alemão Friedrich Merz cancela o discurso conjunto e opta por agenda separada.” “Funcionários e polícia alemães, chocados, declararam ao Die Welt: ‘Nunca vimos nada parecido’.” “Não foi gafe. Foi repúdio deliberado.” “O Brasil de Lula, outrora recebido com pompa, agora é tratado como incômodo, parece radioativo.” “A era das fotos forçadas com líderes globais acabou. Enquanto as cúpulas de esquerda — CELAC, fóruns petistas globais, até certos encontros da ONU — viram salões vazios e plateias desinteressadas, a direita europeia começa a dizer ‘basta’.” “Você acha que isso ainda é ‘prestígio’ ou o começo do fim da fantasia internacional do PT?”
Critério para senador em 2026: posição sobre impeachment de Gilmar, Moraes e Toffoli
O ex-governador Romeu Zema não tem cargo. Portanto, é um cidadão comum e deveria ser julgado na primeira instância da justiça brasileira. Não, segundo os elásticos critérios do STF. Gilmar Mendes solicitou ao ministro Alexandre de Moraes que incluísse o ex-governador no eterno inquérito das fake news. O PGR foi acordado pelo ministro para dar o seu parecer sobre a adequação da acusação. Qual será a opinião do ex-sócio e amigo de longa data do decano? Conflito de interesse que chama? Sinceramente? Nem sei por que estou gastando o meu e o seu precioso tempo com esse assunto. O indiciamento de Zema em um inquérito flagrantemente ilegal é só uma gota em um oceano de arbitrariedades. Se nada do que aconteceu até o momento foi suficiente para fazer cócegas nos ministros, não será esse caso que o será. Zema, inclusive, poderá ter seus direitos políticos cassados, que nada acontecerá. Só há um modo institucional de dar um basta nesse “estado de coisas ditatorial”, parafraseando uma expressão cara aos supremos, o “estado de coisas inconstitucional”. A saída é o impeachment por parte daqueles que têm a prerrogativa para tal, os senadores da República. O senador Alessandro Vieira, na falta de colunas vertebrais eretas entre seus pares, tentou algo por vias tortas: o indiciamento de ministros em um relatório de CPI que nada tinha a ver com o STF. O governo Lula correu para trocar senadores e enterrar o relatório, mostrando, para quem tinha alguma dúvida, de que lado está nesse jogo. Fora dessa via institucional, não há saída. Para escolher meu senador, farei apenas uma pergunta: o senhor ou a senhora votaria pelo impeachment de Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli? Para este ou esta será o meu voto. Marcelo Guterman. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.
Morre cronista esportivo da Globo aos 62 anos e Flamengo lamenta perda de voz histórica da Nação rubro-negra
Morreu nesta terça-feira (22), aos 62 anos, o cronista esportivo Arthur Muhlenberg. Colaborador do Grupo Globo desde 2007, quando fundou o “Urublog”, Muhlenberg conquistou respeito como uma das principais vozes na cobertura do Flamengo. O jornalista enfrentava desde o ano passado um longo processo de internação devido a um quadro de leucemia e uma doença pulmonar, complicações que não conseguiu superar. Além do trabalho diário nas crônicas e comentários esportivos, Arthur foi autor de diversas obras que documentaram momentos históricos e a paixão flamenguista: – Manual do rubro-negrismo racional – Hexagerado, o título mais esperado dos últimos 17 anos – Da lama ao tri: a virada que levou o Flamengo ao título da Copa do Brasil 2013 – Heptacular, o ano mágico rubro-negro – Libertador: a reconquista rubro-negra da América – Já Virou Octanagem: as crônicas do primeiro título rubro-negro conquistado sem torcida, sem vacina e sem desistir jamais O Flamengo publicou nota oficial em suas redes sociais lamentando a perda do cronista: “O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento de Arthur Muhlenberg, um dos mais brilhantes cronistas da nossa história recente. Arthur não apenas torcia; ele decifrava o que é ser Flamengo. Através de suas palavras no ‘Urublog’, em seus livros como o ‘Manual do Rubro-negrismo Racional’ e em sua constante presença nas redes sociais, ele deu voz a milhões, transformando a arquibancada em literatura. Sua partida deixa um vazio imenso no coração da Nação. Desejamos força aos familiares, amigos e aos milhares de leitores que, assim como ele, vivem o Flamengo de forma ‘hexagerada’. Descanse em paz, Arthur.”
Governo Lula contratou navios para COP30 via empresa de sócio de Vorcaro
O governo federal firmou contrato para locação de navios destinados à hospedagem de delegações durante a COP30 através da Qualitours Agência de Viagens e Turismo Ltda. A operadora pertence ao empresário Marcelo Cohen, sócio do banqueiro Daniel Vorcaro. A contratação foi realizada pela Secretaria Especial da COP30, órgão vinculado à Casa Civil, por intermédio da Embratur. A Qualitours estabeleceu acordos com as companhias Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros para viabilizar a operação das embarcações durante o evento climático. A conferência foi realizada em Belém, no Pará, entre 10 e 21 de novembro de 2025. Conforme documento da Casa Civil, “para tais fins [disponibilização de cabines em cruzeiros], a União, por meio da Secop, contratou os serviços da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). A Embratur subcontratou a operadora turística Qualitours Agência de Viagens e Turismo Ltda., que, por sua vez, celebrou contratos com as empresas armadoras Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros”. Marcelo Cohen, proprietário da Qualitours, mantém sociedade com Daniel Vorcaro no hotel de luxo Botanique. Vorcaro costuma atribuir a propriedade do estabelecimento à Prime You, empresa que também detém os jatinhos utilizados pelo banqueiro. Cohen já reconheceu publicamente ser proprietário do Botanique. A Qualitours integra a holding BeFly, constituída em 2021 por Marcelo Cohen. A criação da holding contou com recursos provenientes de fundos vinculados ao Banco Master. Reportagem publicada pela Folha de S. Paulo apontou que Cohen utilizou recursos dos fundos “B10” e “TT”, ambos ligados ao Master, para aquisição de outras empresas que compõem a holding. Entre as empresas adquiridas estão a Flytour e a Queensberry. A BeFly divulgou nota afirmando que o Banco Master “atuou como instituição provedora de linhas de crédito contratadas entre 2021 e 2023 para apoiar parte do ciclo de aquisições da companhia”. A holding declarou que mantém em dia seus compromissos financeiros “sem qualquer irregularidade”. A empresa declarou que “a BeFly reitera que o Banco Master atuou como instituição provedora de linhas de crédito contratadas entre 2021 e 2023 para apoiar parte do ciclo de aquisições da companhia, em conjunto com recursos próprios gerados pela operação. Esses compromissos seguem sendo regularmente honrados. A companhia reitera sua operação sólida e autonomia financeira, sem conexão com qualquer irregularidade”. A Embratur informou que a seleção da Qualitours ocorreu mediante chamamento público. A agência afirmou que a empresa “apresentou todos os documentos legalmente exigidos para atestar idoneidade e capacidade de execução do contrato”. A instituição destacou que o Banco Master não participou do processo de contratação das embarcações. O BTG Pactual garantiu a estruturação financeira da operação através da emissão de carta fiança para viabilizar o contrato. A Embratur ressaltou que a contratação passou por auditoria do Tribunal de Contas da União. A Qualitours confirmou ter sido contratada pela Embratur para operar as embarcações que funcionaram como unidades de hospedagem. A companhia declarou que “a Qualitours informa que foi contratada pela Embratur para operar navios de hospedagem de apoio à COP, em processo regular e compatível com as exigências técnicas do projeto. A empresa reafirma a conformidade da contratação e dos serviços”. O Tribunal de Contas da União realizou auditoria no contrato firmado entre Embratur e Qualitours. O plenário do TCU considerou a contratação regular por decisão unânime. No acórdão 756/2026, o Tribunal avaliou “a plausibilidade da fundamentação técnica, jurídica e estratégica para a decisão, bem como os estudos preliminares que a sustentaram”. A decisão unânime do plenário validou o processo de contratação conduzido pela agência para viabilizar a hospedagem de delegações durante a conferência climática realizada em Belém.
Zema desafia ministros do STF e enfrenta reação de Gilmar Mendes. Veja o vídeo!
O confronto entre o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e alguns ministros do Supremo Tribunal Federal deixou de ser apenas mais um episódio político comum. Agora, ganhou contornos mais sérios. Após a divulgação de um vídeo crítico, Zema entrou de vez em um terreno que poucos políticos têm disposição — ou coragem — de ocupar: o enfrentamento direto com membros da mais alta Corte do país. A reação veio rápida. O ministro Gilmar Mendes classificou esse tipo de ataque como perigoso para as instituições, reforçando um discurso que já vem sendo adotado por integrantes do Judiciário nos últimos anos. O recado é claro: há limites. Mas é justamente nesse ponto que o debate ganha profundidade. Na prática, movimentos como esse não acontecem no vazio. Zema não é um político ingênuo. Sabe exatamente o tipo de repercussão que esse posicionamento gera. Ao subir o tom, ele não apenas critica esses ministros do STF — ele se projeta nacionalmente, ocupa um espaço político específico e dialoga com um eleitorado que vem crescendo no Brasil. E é aí que a situação se torna ainda mais sensível. Porque, goste-se ou não, decisões, posicionamentos e reações institucionais têm impacto direto no ambiente político. Não necessariamente por intenção explícita. Mas pelo efeito gerado. A pergunta que começa a circular nos bastidores — e também nas redes — é inevitável: estaria se criando um ambiente de pressão que, na prática, enfraquece possíveis nomes da oposição para 2026? Hoje, não há qualquer prova concreta de uma articulação nesse sentido. Mas ignorar completamente os efeitos políticos dessas movimentações também não parece razoável. O fato é que o Brasil vive um momento em que política e instituições caminham em uma linha cada vez mais tênue. E nesse cenário, cada fala, cada decisão e cada reação deixam de ser apenas institucionais — e passam a ter peso estratégico. Zema deu um passo. O STF respondeu. E o que parece apenas mais um embate pode, na verdade, ser parte de um jogo muito maior. Um jogo que já começou — e que será decisivo para 2026. Veja o vídeo:
Delegado da PF expulso dos EUA morava em apartamento de luxo com aluguel de R$ 48 mil mensais pagos pelo contribuinte
O delegado Marcelo Ivo de Carvalho residia em um apartamento de luxo localizado em um dos condomínios mais caros de Miami. O aluguel mensal chegava a impressionantes R$ 48 mil. O agente foi flagrado perseguindo um exilado político em território americano, uma prática completamente ilegal. O governo dos Estados Unidos decidiu pela expulsão do delegado do país e classificou oficialmente o ex-deputado Alexandre Ramagem como vítima de perseguição política. A posição é oficial do Departamento de Estado americano. A situação revela um absurdo de proporções alarmantes: – Um agente brasileiro operando ilegalmente nos EUA. – Usando o sistema de imigração americano como arma política. – Morando no luxo enquanto a população paga a conta. – Expulso por um governo estrangeiro em plena luz do dia em razão das ilegalidades cometidas. Lula, demonstrando irresponsabilidade e inconsequência, ao tomar conhecimento da situação, ameaçou expulsar agentes americanos do Brasil. A diferença é que os EUA não mandam polícia para o exterior perseguir opositores. O Brasil está virando manchete no mundo inteiro pelo motivo mais vergonhoso possível. Mandar polícia para perseguir exilados no exterior é prática de tiranos. Isso tem nome: tirania.
Sob sigilo, censura retorna ao Brasil: decisão judicial derruba post de jornalista que expôs relatório dos EUA sobre narcotráfico
Os mesmos métodos de 2022 parecem estar de volta. Uma decisão judicial silenciosa tirou do ar no Brasil uma postagem do jornalista Paulo Figueiredo. O conteúdo censurado trazia uma informação comprovadamente verdadeira: a divulgação do relatório do Departamento de Estado do governo Trump que citava o Brasil como uma das principais fontes de substâncias químicas para a produção de drogas no mundo. No post censurado, o jornalista Paulo Figueiredo escreveu: “O trabalho continua. Conscientizamos o mundo com sucesso de que o Brasil era uma ditadura violadora de direitos humanos.” Na sequência, ele emitiu a seguinte opinião: “Agora, todos saberão que também é um narco-estado. Alexandre pode espernear e censurar à vontade! A verdade sempre será revelada.” Apenas isso. Nada além disso. A medida atingiu o perfil original do jornalista no X. Uma conta alternativa, aberta por ele após o bloqueio da conta original determinado pelo ministro Alexandre de Moraes em 2023, ainda exibe a publicação. A Magnitsky caiu, mas um dos maiores temores de Moraes ainda está disponível para o povo: o polêmico livro “Supremo Silêncio”. A perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Se apresse, a censura está de olho nessa obra! Clique no link abaixo: https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber Veja a capa:
Prefeita sofre atentado a tiros na Bahia; veículo é alvejado em rodovia estadual
A prefeita Joanina Sampaio (PSB), de Livramento de Nossa Senhora, no interior da Bahia, foi alvo de um atentado a tiros na tarde desta terça-feira (21). O ataque ocorreu enquanto ela trafegava pela rodovia BA-152, no trecho que liga a sede do município ao distrito de Itanajé. O veículo em que a gestora estava foi atingido por disparos durante o trajeto. Apesar da gravidade do ataque, tanto a prefeita quanto o motorista que a acompanhava saíram ilesos, sem ferimentos. Conforme informações da Polícia Civil, uma motocicleta se aproximou do carro durante uma ultrapassagem. Ao emparelhar com o veículo da prefeita, o ocupante da moto efetuou dois disparos que acertaram a carroceria do automóvel. O caso está sendo investigado pela Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora. A polícia já expediu guias periciais e iniciou oitivas e diligências para identificar os autores do atentado. Policiais militares da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados para atender a ocorrência e fizeram a escolta da prefeita até a delegacia, garantindo sua segurança após o ataque. A Polícia Militar intensificou o policiamento na região, com rondas e ações em estradas vicinais na tentativa de localizar os suspeitos do atentado.
Tragédia na BR-020: acidente mata 8 pessoas que voltavam de velório na Bahia
Um acidente de grandes proporções registrado nesta terça-feira (21/4) na BR-020, em Goiás, resultou na morte de ao menos oito pessoas e deixou outras seis feridas. A colisão envolveu uma van, um carro de passeio e um caminhão, em trecho próximo ao município de Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a van seguia em direção a Brasília transportando 13 ocupantes quando colidiu frontalmente com uma Fiat Toro, que levava quatro pessoas. Após o impacto inicial, o veículo ainda atingiu um caminhão, agravando a gravidade da tragédia. Das oito vítimas fatais, sete estavam na van e voltavam de um velório na Bahia. Cinco delas pertenciam à mesma família, conforme relatou um familiar. No carro de passeio, foi confirmada a morte de uma pessoa. Outras duas foram resgatadas com vida e encaminhadas para atendimento hospitalar. O motorista do caminhão envolvido não sofreu ferimentos. Equipes do 19º Batalhão Bombeiro Militar (BBM) de Formosa, com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e demais órgãos de emergência, seguem atuando no local. Os trabalhos incluem o atendimento às vítimas, a organização do tráfego na rodovia e o levantamento detalhado das circunstâncias do acidente.