Cada um colhe o que planta. Lula está colhendo o que plantou ao longo desse seu nefasto mandato presidencial: desmoralização e derrotas. Ontem, conseguiu ver o nome que indicou para o Supremo Tribunal Federal ser rejeitado. E hoje, deve sofrer mais uma derrota. O Congresso analisa o veto ao Projeto de Lei da Dosimetria. O projeto propõe a redução de penas de condenados pelo Supremo Tribunal Federal, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula tentou esconder, mas sua verdadeira face foi exposta. Detalhes e revelações do passado do petista estão no livro “O Homem Mais Desonesto do Brasil – A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva”. Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo: https://www.conteudoconservador.com.br/products/a-maquina-contra-o-homem-como-o-sistema-tentou-destruir-um-presidente-e-despertou-uma-nacao Veja a capa:
Gilmar Mendes se manifesta sobre rejeição de Jorge Messias e adota postura surpreendentemente isenta
O ministro Gilmar Mendes se manifestou na manhã desta quinta-feira (30) sobre a rejeição pelo Senado Federal do nome de Jorge Messias para compor o Supremo Tribunal Federal (STF). De forma surpreendente, o magistrado adotou uma postura isenta, valorizou a decisão do Senado e elogiou o candidato rejeitado. Confira a nota divulgada: “O Senado Federal exerceu, com a soberania que lhe é própria, sua prerrogativa constitucional de sabatinar e deliberar sobre nomes indicados ao STF — missão centenária que deve ser pautada pelo interesse público e pelos requisitos do cargo. A decisão do Senado deve ser respeitada.” “Faço questão, contudo, de prestar meu reconhecimento ao Advogado-Geral da União, Jorge Messias. Trata-se de um dos maiores juristas da história recente do Brasil, cuja trajetória, marcada por dignidade, retidão e dedicação ao serviço público, fala por si. Sempre afirmei publicamente que ele reúne as credenciais exigidas para a magistratura, e mantenho essa posição.” “Ao longo de cinco meses, o indicado submeteu-se a rigoroso escrutínio público, em meio a turbulências e, por vezes, a graves ataques à sua honra. Portou-se, em todos os momentos, com coragem, dignidade e humildade. A história saberá fazer justiça à sua trajetória, diante do seu compromisso com o Estado Democrático de Direito e dos relevantes serviços que já prestou às instituições. O Brasil ganha em tê-lo onde estiver.”
Rejeição a Lula explode e atinge 75,4% entre evangélicos, aponta pesquisa
A rejeição ao governo Lula (PT) atingiu o expressivo percentual de 75,4% entre evangélicos, segundo levantamento da AtlasIntel divulgado nesta terça-feira (28). Os dados revelam que o índice geral de avaliação negativa da gestão federal também apresentou alta em abril. A percepção crítica em relação ao governo aumenta fortemente em diferentes segmentos. De acordo com a pesquisa, 51,3% dos entrevistados classificam o governo como ruim ou péssimo, ante 50% em março. A pesquisa ouviu 5.008 pessoas entre os dias 22 e 27 de abril. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, conforme informado pela empresa.
Lula gasta bilhões para aprovar Messias, mas Senado rejeita indicação em reação a escândalos e rejeição popular
A rejeição do nome de Messias pelo Senado pegou a todos de surpresa, inclusive os próprios senadores. Até o último minuto, ninguém sabia o que poderia acontecer durante a votação. A insatisfação de Davi Alcolumbre com a não indicação de Pacheco pesou na decisão. A irritação aumentou ainda mais após o vazamento da reunião envolvendo Messias. Some-se a isso um vídeo com 29 milhões de visualizações em pleno ano eleitoral, a alta rejeição de Lula, e os escândalos da Operação Master sendo direcionados exclusivamente ao Congresso. Lula conseguiu sair limpo da questão das emendas, mas na percepção coletiva do Senado prevaleceu o ditado: ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão.
Mendonça causa polêmica ao elogiar Messias após derrota no Senado e lhe dar conselho público
A oposição infligiu uma derrota acachapante ao governo Lula. O Senado Federal barrou o nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal. A rejeição marca um revés político significativo para o Palácio do Planalto na tentativa de emplacar um aliado na Corte. Porém, a manifestação pública do ministro André Mendonça causou estranheza. O magistrado demonstrou apoio ao advogado-geral da União logo após a derrota no plenário senatorial. “O Brasil perde a oportunidade de ter um grande Ministro do Supremo”, declarou Mendonça. O ministro ressaltou sua posição favorável à indicação. “Respeito a decisão do Senado, mas não posso deixar de externar minha opinião. O Brasil perde a oportunidade de ter um grande Ministro do Supremo. Messias é um homem de caráter, íntegro e que preenche os requisitos constitucionais para ser ministro do STF”, afirmou. Mendonça destacou o valor da amizade em momentos adversos. “Amigo verdadeiro não está presente nas festas; está presente nos momentos difíceis”, pontuou o magistrado. André Mendonça encerrou sua manifestação com uma mensagem direta e um conselho a Jorge Messias. “Messias, saia dessa batalha de cabeça erguida. Você combateu o bom combate! Deus o abençoe! Deus abençoe nosso Brasil!”, completou o ministro do STF.
Aliados de Lula e Messias articulam estratégia questionável para acionar STF contra Senado
Aliados do presidente Lula demonstram mais uma vez desconhecimento da Constituição Federal. A nova estratégia em discussão é acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para que se manifeste sobre a rejeição do indicado de Lula pelo Senado Federal. A estratégia é defendida pelo advogado de Lulinha, Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Prerrogativas, grupo de juristas antilavajatistas e progressistas. O advogado é amigo pessoal tanto de Messias quanto de Lula. Carvalho declarou ao jornalista Igor Gadelha, do site Metrópoles, que está reunindo um grupo de juristas e dirigentes partidários para “avaliar a conduta” do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), na votação. Na avaliação de Marco Aurélio, pode ter havido um “desvio de finalidade” do atual chefe do Senado na condução do processo de análise da indicação do nome de Messias para uma vaga de ministro do Supremo. “Estamos reunindo um grupo de juristas para avaliar a conduta do Alcolumbre. Ele funciona como uma espécie de juiz. (…) Ele não deu ao sabatinado condições que pudesse enfrentar a sabatina. Há um desvio de finalidade dele na condução do processo”, disse o advogado. Marco Aurélio afirma que esse grupo de juristas vai estudar uma reação e levará sugestões para Lula decidir se aciona ou não o Supremo contra a votação. Para o advogado, o presidente deveria insistir na indicação de Messias. “O Senado tem o direito de rejeitar quem quer que seja. O que não dá é para reverter papéis e tentar capturar a importante prerrogativa do presidente da República de indicar ministro do Supremo. Eles já capturaram a execução orçamentária, a indicação para as agências reguladoras…”, afirmou.
Suspeita de liderar arrastão em shopping é solta após audiência de custódia
Isabelle Neto Neres, de 18 anos, foi presa no domingo (26) suspeita de orquestrar um arrastão no Tietê Plaza Shopping, em São Paulo. A jovem foi detida juntamente com Kevin Sousa Oliveira, de 21 anos, e um adolescente de 16 anos, que foi apreendido. O trio causava tumultos em shoppings para furtar estabelecimentos comerciais sem serem notados, aproveitando-se da confusão gerada. Descrita como “bonita e perigosa” e apontada como líder do arrastão, Isabelle foi liberada após passar por audiência de custódia na segunda-feira (27). Nas redes sociais, a jovem exibe uma vida de ostentação. Ela posa ao lado de carros de luxo, utiliza joias e marcas caras, projetando um padrão de vida elevado. Fora das telas, porém, a realidade encontrada pela polícia foi diferente. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a própria Isabelle admitiu participação nos furtos e afirmou que o grupo agiu em diferentes estabelecimentos, aproveitando momentos de distração de lojistas e seguranças.
Corrupção no Judiciário: Ministro Flávio Dino defende reforma enquanto colegas aparecem citados em esquemas
A corrupção no Judiciário preocupa alguns ministros do Supremo Tribunal Federal e representa a mais séria ameaça ao estado democrático de direito. Ao atingir membros da mais alta corte de justiça do país, a credibilidade de todo o sistema judicial desaba, inclusive os subsistemas cível e penal. Pesquisas demonstram que um servidor público corrupto, magistrado ou não, dificilmente é punido. O combate à corrupção no Brasil é desprezível. A impunidade incentiva a criminalidade e enfraquece a capacidade de o Estado implementar políticas públicas capazes de combatê-la. A presença de altos níveis de corrupção em todos os órgãos do governo empobrece a sociedade e viola os direitos fundamentais do cidadão, além de prejudicar a integridade das instituições democráticas. São várias as formas de atuação da corrupção: juízes que aceitam subornos vendendo sentenças, tráfico de influências com familiares de magistrados exercendo a advocacia junto aos tribunais onde seus parentes atuam. O objetivo é obter favorecimentos em decisões proferidas por seus parentes ou por amigos. Seja qual for a forma de atuação, os efeitos são sempre danosos para a sociedade. A venda de decisões judiciais corrompe todo o sistema judicial pátrio e causa a perda da confiança nos órgãos e instituições do Estado. Para proteger o cidadão dessa praga, é essencial que haja uma forte cultura de transparência e accountability, com clareza e limpidez nas ações e decisões dos magistrados. Além disso, é essencial a existência de mecanismos eficazes de controle e fiscalização nos julgamentos para garantir que os membros do Judiciário sejam responsabilizados por quaisquer atos de corrupção. Somente assim será possível restaurar a confiança do povo no sistema judicial, garantir a proteção dos direitos fundamentais e a integridade das instituições democráticas. Outra medida importante para combater a corrupção é fortalecer e garantir que os órgãos responsáveis pela investigação e julgamento desses crimes tenham recursos adequados e sejam independentes para que possam atuar com eficácia. É importante que a população se engaje na luta contra essa praga em todos os órgãos e instituições da República, principalmente no Judiciário, denunciando qualquer irregularidade que identifique. É importante que a sociedade pressione por reformas que fortaleçam a transparência e a integridade no sistema jurídico. Se deixar como está, é bem possível que a corrupção se efetive como um dos princípios fundamentais da administração pública. Talvez por isso o ministro Flávio Dino, do STF, vem insistindo numa reforma do Poder Judiciário. A última reforma ocorreu com a promulgação da Emenda Constitucional nº 45, de 2004, conhecida como a “Reforma do Judiciário”, que criou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e instituiu o controle administrativo, financeiro e disciplinar do Judiciário. A emenda também instituiu a “Repercussão Geral” para reduzir o volume de recursos no Supremo e demais tribunais do país, tornando-os mais ágeis e diminuindo a duração do processo ao redefinir as competências na Justiça do Trabalho e Federal. Dino vem destacando a necessidade de penas mais rigorosas para corrupção de juízes, procuradores, advogados e servidores do sistema de Justiça como um todo, argumentando que a confiabilidade do Judiciário é fundamental para a democracia. Segundo ele, a reforma deve priorizar a criação de um sistema jurisdicional capaz de garantir segurança jurídica e acesso a direitos com mais velocidade, confiabilidade e efetividade. “O Brasil precisa de mais Justiça, não menos, como parecem pretender certos discursos superficiais sobre uma suposta ‘autocontenção’, vista como uma ‘pedra filosofal’”, afirmou. O problema é saber se seus colegas aceitam, principalmente os ministros diuturnamente citados pela mídia como envolvidos no esquema. Não é fácil largar o osso.
Grávida e marido morrem em confronto entre facções criminosas no Rio de Janeiro
O que deveria ser um momento de alegria transformou-se em tragédia. Um casal, Ygor Dante Santos e Ariane Anselmo Cortes, foi morto após ser atingido por disparos durante um confronto armado na tarde desta quarta-feira (29), na comunidade do Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro. A jovem, que estava grávida, chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos. O marido faleceu ainda no local do tiroteio. Conforme relatos, o casal havia se deslocado até a região para buscar itens do chá de bebê do filho que esperavam, quando foi surpreendido pelo confronto armado. A troca de tiros, segundo informações da Polícia Militar, envolveu criminosos de facções rivais na Avenida Canal das Taxas. A Delegacia de Homicídios está investigando o caso. A morte do casal, juntamente com o filho que estava a caminho, provoca profunda comoção e revolta. Mais uma família destruída pela violência que segue ceifando vidas inocentes. Ygor e Ariane deixaram um filho em luto.
Governo Lula entra em colapso após derrota histórica no Senado: “Agora é guerra”, dizem ministros
Ministros de Lula reagiram com indignação à derrota histórica de Jorge Messias no Senado Federal. Integrantes do governo afirmaram ter sido pegos “totalmente de surpresa” com o resultado da votação. A avaliação interna é de que membros do Centrão, supostamente influenciados pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), teriam traído o governo. Diante desse cenário, interlocutores do Planalto consideram que não há mais espaço para diálogo com Alcolumbre. Mais cedo, integrantes do Palácio do Planalto entraram em campo para monitorar as ligações que Alcolumbre fez para colegas visando atuar contra a indicação do nome escolhido por Lula. “Agora é partir para a guerra”, teria dito um ministro de Lula. O Senado rejeitou um indicado para ocupar vaga no STF após 132 anos. Jorge Messias foi reprovado por 42 votos a 34, expondo a fragilidade política do governo petista. A rejeição de Messias demonstra a fraqueza de Lula e antecipa o resultado da próxima eleição, evidenciando o desgaste do governo junto ao Congresso Nacional.